Escrito por Vera Caetano
É através da linguagem verbal e não-verbal que os homens se comunicam. Ao chegar à escola, a criança está em pleno processo de apropriação da linguagem, processo este que se inicia com o nascimento e se amplia na constante interação com o meio social, segundo Vygotsky. Além disso, os alunos trazem para a escola os reflexos de sua vivência no mundo onde os meios de comunicação são muito presentes, enquanto veículos de diferentes tipos de informação e ideologias subjacentes.
É responsabilidade da escola dar continuidade a esse processo, possibilitando aos alunos as condições para a aquisição da língua escrita, aprofundando relações entre as informações veiculadas pelos diversos meios de comunicação, num trabalho de crítica e sistematização.
Por isso o contato diário dos educandos, no espaço escolar, com diferentes modalidades de textos é fundamental. Nesse processo, o ouvir, o falar, o ler o escrever representam ações prioritárias da aprendizagem, ressaltando a função social da linguagem. Ao trabalhar com diferentes textos a escola subsidia a aquisição da escrita e o desenvolvimento do espírito reflexivo, crítico e argumentativo do aluno.
À Sala de Leitura cabe dar continuidade às ações desenvolvidas na sala de aula. Essa ,assim como aquela, tem como “coluna vertebral” um Projeto Político Pedagógico, muito mais amplo que conteúdos e objetivos. De forma complementar e cooperativa sempre em articulação com a unidade escolar, a Sala de Leitura representa um espaço pedagógico e cultural, demandado pela comunidade proporcionando mais acesso à informação.
A criança – especialmente a do meio urbano – tem amplo acesso aos meios de comunicação social (rádio, TV, jornal revista etc). Desenvolver atividades que proporcionem a reconstrução do discurso, freqüentemente fragmentado, veiculado por esses meios, contrapondo-o a uma reflexão crítica é função da escola. Fazer um trabalho complementar com diversas fontes de pesquisa (livros, enciclopédias, documentos, contato com especialistas, visitas orientadas...) também.
Tal ação encontrará na Sala de Leitura o espaço específico para esse trabalho, uma vez que possibilita o acesso informação, através não só do acervo, mas principalmente da instrumentalização do usuário, a fim de que este possa usufruir de forma crítica e criativa das potencialidades do espaço, e por extensão de outros semelhantes (arquivos, cinemateca, teatro, videotecas etc).
Além dessa função primordial, a sala de leitura deve também proporcionar atividades tais como: sessões de leitura, oficinas literárias ou de elaboração de jornal e outros recursos de comunicação visual: exposições, palestras, mostras, excursões, abarcando assim, um universo amplo de manifestações científico-culturais, reafirmando-se como um espaço não só pedagógico, mas também cultural. A vivência dos alunos e da comunidade – sua cultura e valores estão presentes, através da fala, da escrita, da imagem ali construída.
A Sala de Leitura, por não constituir-se num componente curricular, não encontra capítulo reservado em nenhum documento oficial de elaboração de currículos. No entanto, na Sala de Leitura são trabalhadas diferentes modalidades de textos veiculados visando subsidiar o trabalho do regente de turma e de proporcionar ao aluno uma ou mais uma possibilidade de leitura do mundo, afinal, segundo Paulo Freire “... educar é conhecer, é ler o mundo, para poder transformá-lo...”.
Dados Biblioteca da escola - Prova Brasil 2009
Itens | Resposta▼ |
QUAL O PERCENTUAL DE ALUNOS QUE UTILIZAM A BIBLIOTECA DURANTE O MÊS? | mais de 75% |
EXISTE UMA PESSOA RESPONSÁVEL PELA BIBLIOTE CA (BIBLIOTECÁRIO, PROFESSOR, OUTRA PESSOA)? | SIM |
OS ALUNOS LEVAM LIVROS PARA CASA? | SIM |
OS PROFESSORES LEVAM LIVROS PARA CASA? | SIM |
MEMBROS DA COMUNIDADE LEVAM LIVROS PARA CASA? | Não, porque a escola não permite |
OS PROFESSORES REALIZAM TRABALHOS NA BIBLIOTECA, FAZENDO USO DOS MATERIAIS DISPONÍVEIS? | De vez em quando |
Conservação - Livros de estudo | BOM |
Livros de literatura | BOM |
Revistas de informação geral | BOM |
Jornais | BOM |
Revistas em Quadrinhos | BOM |
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